A maneira de enxergar o mundo por meio de fotografias traz novas experiências para o público da melhor idade, pois entram em contato com a dinâmica de vida e história de pessoas com vivências diferenciadas, repletas de aprendizados. Cada idoso tem sua história para contar, e esta pode ser representada em imagens fotográficas. As especificidades de cada um, se analisadas em suas particularidades, são profundamente ricas e podem trazer trocas ao grupo.
Ao entrar em contato com fotografias, ativa-se a memória, remete-se ao passado e suas lembranças e valoriza-se o presente.
Descrever uma fotografia não é apenas identificar os elementos que a compõem como cor, contraste, motivo, perspectiva, é também observar como tais elementos se comportam e se relacionam entre si. Para interpretá-la, entretanto, é necessário atribuir sentido ao observado, tentando compreender os sentimentos que provoca, se gostamos ou não dela, se reveste ou não de um sentido especial para nós, relacionando-a ao seu contexto de produção.
É interessante colocar o idoso em contato com a fotografia quando esta representa a cópia da realidade, pois assim pode-se contribuir para a continuidade de suas lembranças que desejam deixar marcadas eternamente, na época e no mundo em que vivem.
As imagens fotográficas alcançam a natureza de cada um, mergulhando em seus vividos encantos. O que está guardado dentro de cada um deles pode ser expresso por meio da máquina fotográfica. Ao revelar o trabalho realizado, encontraremos valiosas surpresas. Estas consentirão para que cada participante entre em contato com seu interior e, dessa forma, enxergue a beleza que há em se ter tanta vivência, trazendo aprendizado para os mais novos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário